POR QUE USAR O PÓ DE BASALTO – REMINERALIZADOR DE SOLO – MINERALLE AGRO
A crescente demanda por alimentos no mundo nos coloca sob um difícil desafio, primeiramente em produzir mais sem explorar e desmatar novas áreas e segundo e mais complexo é de produzir alimentos de boa qualidade, ou seja, alimento que realmente nutra as pessoas e não somente as deixem de barriga cheia.
Os agricultores vem sofrendo com o crescente aumento nos custos de produção em especial por sermos extremamente dependentes de importações tecnologias e de fertilizantes, em especial, o Potássio e Fosforo. Mas isto é só a ponta do iceberg, pois existe ainda a deficiência em nutriente que as planta e os demais seres vivos necessitam e o que dizer de nos seres humanos, nutrientes estes que também são importados ou até nem comercializados para o meio agrícola.
Buscando repor os macro e micros nutrientes extraídos dos solos e com base na observação do próprio agricultor e nos princípios da natureza, chegamos na utilização da rochas silicaticas, especificas, para uso na agricultura os REMINERALIZADORES DE SOLOS. Onde a própria pratica desenvolvida pelos agricultores relata, que nas montanhas o solo é mais fértil que nas planícies. CRISTAN (2002) exemplifica que os solos mais ricos e férteis do mundo tiveram sua origem na rocha basáltica, como os solos das encostas do Monte Vesúvio, na Itália, onde a produção de uvas é muito farta.
Os Remineralizadores são de baixa solubilidade e assim mais adequado às nossas condições edafoclimáticas. A lixiviação de nutrientes é muito pequena e a solubilização é feita pela ação de ácidos orgânicos e H+ produzido pelas plantas e microrganismos. Desta forma o sistema biológico exerce vital importância na liberação de nutrientes sincronizando-a melhor as demandas das plantas cultivadas e limitando perdas do sistema por lixiviação. O Remineralizar de solo também tem como característica o equilíbrio de macro e micronutrientes que fornece um melhor balanceamento nutricional para as culturas.
Através do desenvolvimento da capacidade de observação é possível relacionar os efeitos do Remineralizador Mineralle-Agro com a melhoria da estrutura física do solo por meio de sua ação com a matéria orgânica e consequentemente com a atividade dos organismos do solo. Este parâmetro pode ser relacionado com o melhor enraizamento da cultura que terá uma melhor nutrição e capacidade de utilizar a água presente no solo em maior profundidade no período de estiagem. Isto proporciona ganhos econômicos e ambientais, os benefícios podem ser ainda maiores, uma vez que estaria evitando o uso excessivo de fertilizantes e agroquímicos responsáveis, em grande parte, pela poluição da água e pelas mudanças irreversíveis nos solos.
Conforme enfatizado por THEODORO (2000), também abrange a vantagem da não necessidade dos Remineralizadores passar por processos de concentração e ataques químicos, pois já está pronto para ser aplicado. A remineralização de solo é uma pratica com custo menor ao agricultor. Além de trata-se de uma prática ambientalmente saudável e ecologicamente menos demandadora de energia.
Diversos agricultores parceiros da EKOSOLOS na nossa região e em outras regiões veem utilizando o Remineralizador de solo Mineralle Agro, este uso se da especialmente associado ao manejo da biomassa da adubação verde como uma maneira de recuperar a fertilidade química, física e biológica dos solos. As experiências realizadas na região têm mostrado o potencial do Remineralizador de solo Mineralle Agro na recuperação e manutenção de fertilidade dos solos permitindo uma boa produtividade a um baixo custo ao agricultor.
Com a remineralização do solo por meio do Mineralle Agro, busca-se, além de maiores quantidades nas produções agrícolas, uma melhor qualidade nutricional das plantas e grãos, beneficiando assim tanto o solo como a saúde humana.